Inicialmente, Akhenaton Aton é apresentado como uma variante da divindade suprema de Ra-Harakhti ( o resultado de uma fusão de duas divindades solares, Ra e Horus), em uma tentativa de colocar suas idéias em um contexto religioso egípcio familiares. No entanto, pelo nono ano do seu reinado, Akhenaton declarou que Aton não era apenas o deus supremo, mas o único deus, e que ele, Akhenaton, era o intermediário entre apenas Aton e o seu povo. Ele mesmo ordenou a desmoralização de templos de Amun em todo o Egito. Partindo da tradicional reivindicação de divindade, Akhenaton foi o próprio sumo sacerdote e sua esposa principal,Nefertiti, era sacerdotisa. Ele acreditava que somente através da combinação de marido e mulher ou sacerdote e sacerdotisa poderia todo o poder da divindade ser revelado. Relevos mostram o rei e rainha oferecendo flores como presentes a Aton.
A Reforma de Akhenaton pode ter sido em parte motivado pelo desejo de limitar o poder dos sacerdotes, cuja riqueza e poder rivalizavam com os Faraós, assumindo um papel sacerdotal para si mesmo. Os cultos antigos foi negligenciada, não sacerdotes ou sumos sacerdotes foram nomeados e os templos caíram no esquecimento. Amenhotep III tinha também favoreceu Aten, especialmente no final do seu reinado ", provavelmente em oposição ao culto de Amon em Tebas" (Freud 1955, 22). Montet aponta, também, uma certa tendência henoteísta no Egito que teve muitos Faraós anteriores "de tendência vagamente monoteísta [falar] mais frequentemente do deus do que fizeram os deuses" (1968, 144). Certamente, parece que os sacerdotes de Ra liderou a reação contra sua reforma após a sua morte.

Nome de Aton também está escrito de forma diferente depois de 9 º ano, para enfatizar o radicalismo do novo regime que incluía a proibição de ídolos, com exceção de um disco rayed solar, em que os raios (comumente descrita terminando em mãos)representam o invisível espírito de Aton, que até então era, evidentemente, considerado não apenas um deus sol, mas sim uma divindade universal. Isto é indicado pela referência no hino a Aton também abençoa os sírios e os núbios. O hino refere-se, como já referido, a todos os povos e as suas características raciais como a criação de Aton. Aton, também, é a "vida" e "os homens vivem por [ele]". Representações do símbolo (o disco solar) do deus, também, foram acompanhadas por uma inscrição indicando que algo que era transcendente não poderia corretamente ou completamente ser representado por qualquer coisa. Deus era o criador original.
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